Riscos Psicossociais no Trabalho
Mestrado de Gestão de Serviços de Saúde
2009/2010 – 1º Semestre
Gestão da Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho
Riscos Psicossociais e Características Psicossociais do Ambiente de Trabalho
Relatório Individual
Docentes:
Mª Conceição Pereira
Mª João Monteiro
Orador:
Dr. Paulo Queirós
Relatório realizado por: Isabel Oliveira
VILA REAL, 2009
O Seminário apresentado pelo Dr. Paulo Queirós “Riscos Psicossociais e Características Psicossociais do Ambiente de Trabalho” baseou-se, essencialmente na abordagem de 3 temas: stress ocupacional, burnout, mobbing e assédio sexual, questões estas que influenciam diariamente a vida laboral de muitas pessoas, tendo implicações em todas as outras dimensões da vida de cada um.
O Stress Ocupacional, apresentado numa perspectiva positivista pelo Dr. Paulo Queirós, é gerado essencialmente por características do ambiente de trabalho que provoquem pressão, o que não significa que seja algo negativo, pois depende essencialmente da construção individual, ou seja, da leitura que cada um faz dos agentes stressores.
O stresss é essencial à vida, é ele o impulsionador para a acção das pessoas, ou seja, o impulsionador para a resolução de problemas, constituindo, como tal, uma oportunidade. Em contexto laboral são diversos os factores indutores de stresss, nomeadamente as condições físicas do trabalho (espaço, barulho), as características do trabalho (tarefas, sobrecarga ou subcarga de trabalho, ritmo de trabalho, horários), o papel na Organização (ambiguidade e conflitualidade de papéis e responsabilidades), a estrutura e clima organizacionais (trabalho em equipa, competição, clima organizacional), o relacionamento Interpessoal (relação com os colegas, superiores e subordinados), a carreira profissional (avaliação de desempenho, formação, segurança), e outros factores extrínsecos ao trabalho (conjugação trabalho-família, traumas).
Foi, ainda,