RISCOS OCUPACIONAIS
O operador de telemarketing trabalha normalmente com dois instrumentos: o telefone e o computador. Sua condição de trabalho exige uma posição estática, sentada por longos períodos de tempo. Basicamente existem três condições que demandam uma melhor avaliação no trabalho: ruído, ergonomia e estresse.
A PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) é um mal que pode atingir todos os trabalhadores expostos a sons acima de 80 decibéis. Pode ser considerada uma doença ocupacional e vem chamando a atenção principalmente dos otorrinos e fonoaudiólogos.
Fone de ouvido unilateral, com o volume variando de 60 a 90dB.
Esse equipamento pode causar danos irreversíveis para a audição se não for usado corretamente. Os estudos comprovam que muitos desses trabalhadores desenvolvem primeiro perdas auditivas unilaterais progressivas, tornando-se depois bilaterais.
Com relação ao uso correto do headset (tipo de fone utilizado na função), muitos operadores revelam que não realizam a troca de ouvido por hábito, por sentirem maior conforto em determinada orelha ou ainda por terem a sensação de ouvir melhor de um lado do que de outro. O uso excessivo do fone em apenas uma orelha pode causar fadiga auditiva no lado usado e, como consequência, perda auditiva.
Outro grave problema constatado é que a maioria dos funcionários de Call Center prefere aumentar o volume do headset para ouvir melhor o cliente, visto que normalmente o ambiente de trabalho é bastante ruidoso. Tais descuidos podem prejudicar para sempre a audição do profissional, comprometendo a qualidade de seu trabalho e seus anseios de melhoria profissional.
RISCOS FÍSICOS
Disturbios osteomusculares, tendinites, sinovites, hérnias de disco e edemas, perda de força motora, redução dos movimentos, dores nos ombros e nas costas, inchaços dos menbros inferiores, fadiga visual, perda auditiva, labirintite e, ainda, após longos períodos, acúmulo de gordura no abdômen.
PREVENÇÃO