Riscos ocupacionais do cirurgiao dentista
PÓS-GRADUAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
DISCIPLINA: HIGIENE DO TRABALHO I - RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.
PROFª JULIANA
CIRURGIÃO DENTISTA: SEUS RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS E SUAS POSSÍVEIS PREVENÇÕES.
Paula Isabel N. Introine Silva
JOÃO PESSOA/PB
Setembro/2012
INTRODUÇÃO
O trabalho ora apresentado tratará de uma das profissões que estão expostas a todos os tipos de riscos ocupacionais, que é a do cirurgião-dentista, onde o tema específico será detectar quais os riscos ambientais, em especial os voltados a higiene ocupacional, que são os riscos físicos, químicos e biológicos e consequentemente dar as possíveis soluções para prevenção de acidentes decorrente destes riscos elencados. Primeiramente o trabalho trará noções gerais sobre os tipos de riscos ambientais tratados, depois reportará especificamente aos encontrados na profissão pesquisada, mostrado dados e fotos que melhor esboçarão a explicação sobre a prevenção de doenças ocupacionais. Em termos legais trataremos da analise também da NR-9 e NR-32 do Ministerio do Trabalho e Emprego, além da Constituição Federal e da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
CAPÍTULO 1.
RISCOS AMBIENTAIS NO AMBIENTE OCUPACIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA: NOÇÕES GERAIS
De antemão vale a pena conceituar o que se entende por risco, onde este nada mais é do que uma situação com determinado potencial de causar danos. Estes danos segundo o autor Armando Campos podem ser entendidos como:
¨lesões a pessoas, avarias em equipamentos ou estruturas, perda de material em processo de produção ou redução da capacidade de desempenho de uma função predeterminada. Havendo riscos, haverá a possibilidade de ocorrerem efeitos adversos”.
Sintetizando em fórmula matemática, o mesmo autor complementa que:
-------------------------------------------------
RISCO = PROBABILIDADE X CONSEQUÊNCIA 1.1 RISCOS AMBIENTAIS – NR 9
Constante na