Riscos no ambiente de trabalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FAEN Faculdade de Engenharia
Engenharia de Produção
Engenharia de Segurança do Trabalho
Analise de riscos no ambiente de trabalho
Professora: Mariana Menegazzo
Acadêmico: Guilherme Meza Cuba
Acadêmica: Jeniffer Naiara de Lima Lopes
Outubro/2014
Dourados/ MS
1 - INTRODUÇÃO
No ambiente de trabalho, seja desde atividades em campo até o setor administrativo, considerado “inofensivo” existem inúmeras situações de riscos suscetíveis a acidentes. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas durante a jornada de trabalho e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.
Pensando no bem estar do trabalhador, os ambientes de trabalho passaram a serem observados afim de identificar medidas para a prevenção de acidentes, tornando este um local seguro e confortável para o desenvolvimento de atividades rotineiras.
Os conjuntos de medidas a serem adotadas que tem como objetivo, organizar o ambiente de trabalho a fim de minimizar acidentes, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador, pode ser entendido como segurança do trabalho.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
2 - OBJETIVO
Este trabalho tem por meta realizar a análise quantitativa e/ou qualitativa dos riscos físicos, químicos, mecânicos e ergonômicos, existentes no ambiente de trabalho, referente à COPA localizada no Bloco C da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que possam causar danos à saúde do trabalhador. Os dados levantados e a análise efetuada referem-se à situação encontrada por ocasião do levantamento.
3 – METODOLOGIA
A pesquisa para o desenvolvimento desse projeto foi