RISCOS NA AGRICULTURA
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO – UNIDADE OLINDA
NR 31- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA
PROFESSORA: TACIANE MONTEIRO
ALUNO: LUCIANO RONALDO
TURMA: STB 03
5 TIPOS DE RISCOS NA AGROINDÚSTRIA
A) RISCOS FÍSICOS: Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais;
Temperaturas extremas; radiações ionizantes; radiações não ionizantes, ultrassom, materiais cortantes e pontiagudos, etc.
Ruído: o ruído elevado poderá produzir uma redução na capacidade auditiva do trabalhador. Quanto mais altos os níveis encontrados, maior o número de trabalhadores que apresentarão início de surdez profissional e menor será o tempo em que este e outros problemas se manifestarão.
Vibrações Mecânicas: podem ser subdivididas em duas categorias:
- Vibrações Localizadas: caracterizadas em operações com ferramentas manuais elétricas ou pneumáticas. Poderão produzir, em longo prazo, problemas neurovasculares nas mãos, osteoporose (perda de substância óssea), e problemas nas articulações de mãos e braços.
- Vibrações de Corpo Inteiro: características do trabalho a que estão expostos operadores de grandes máquinas, motoristas de caminhões e tratores, podendo produzir problemas na coluna vertebral, dores lombares, rins, etc.
Temperaturas Extremas: as temperaturas extremas são as condições térmicas rigorosas, em que são realizadas diversas atividades profissionais, tais como:
- Calor Intenso: é responsável por uma série de problemas que afetam a saúde e o rendimento do trabalhador. Entre as principais doenças do calor temos a intermação ou insolação, a prostração térmica, à desidratação e as cãibras do calor.
- Frio Intenso: é encontrado em diversos tipos de indústrias que utilizam câmaras frigoríficas ou em certas regiões do país, especialmente durante os meses de inverno. Poderão ocorrer enregelamentos dos membros, hipotermia (queda da