Riscos inerentes a função de armador
A construção civil é conhecida nas estatísticas pelo seu alto índice de acidentes, provocados em grande parte pela alta periculosidade das tarefas e pela falta de controle. Algumas categorias profissionais por estarem mais expostas a riscos levam a crê que na maioria das vezes, o risco é interno, inerente ao trabalho, independente da vontade do trabalhador, mesmo nos casos mais personalizados. Desta forma as condições inseguras do canteiro de obra geram riscos que pode comprometer a segurança, a saúde e a produtividade do trabalhador.
Outro fator ocorrido entre os trabalhadores da construção civil é o fato dos mesmos subestimarem os riscos existentes no ambiente de trabalho, fato esse que gera resistência quanto a utilização dos equipamentos de proteção individual EPI, pertinentes a função, ocasionando uma necessidade de treinamento e conscientização quanto aos riscos existentes em cada situação de trabalho, bem como a forma correta de prevenção de acidentes.
Segundo estudos realizados em sala de aula, os acidentes não acontecem; eles são causados pelos atos inseguros ou condições inadequadas. As ações indevidas ou inadequadas cometidas pelos empregados podem gerar acidentes, enquanto as condições inadequadas são aquelas presentes no ambiente de trabalho que pode vir a causar um acidente, podendo está ligada direta ou indiretamente ao trabalhador, ou seja, é uma situação em que o ambiente pode proporcionar riscos de acidente do trabalho, ao meio ambiente e equipamento durante o desenvolvimento das atividades. Pode-se citar como exemplo de atos inseguros: negligencias com as normas de segurança, falta do uso do EPI, e não observação das placas de segurança e atividade de risco. Por outro lado, tem-se, por exemplo, as seguintes situações de condições inadequadas: parte move de equipamentos trabalho em altura sem o equipamento adequado, falta de inspeção de rotina nos equipamentos de trabalho, além de vazamentos e