riscos industriais
Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
AVALIAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS
EM ACTIVIDADE INDUSTRIAL TÊXTIL
AZÁLIA LEONARDO *
ISABEL BRÁS **
* Aluna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu.
** Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e investigadora do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu.
Resumo
A actividade profissional está sempre associada a riscos de acidente ou doenças profissionais. É obrigação de todo o empregador quantificar esse risco e tomar medidas para o minimizar. Neste texto são apresentados os parâmetros e conclusões obtidos num estudo efectuado numa empresa do sector dos tecidos para a indústria automóvel, na qual se procedeu à aplicação de vários métodos de avaliação de riscos, identificando-se ao longo do seu percurso operacional os diversos perigos e consequentes riscos.
As etapas do estudo envolveram a caracterização da empresa e o seu processo produtivo, a avaliação geral dos riscos por aplicação de listas de verificação, e a avaliação de riscos por sector, aplicando o método das matrizes e a equação de Niosh 91. Verificou-se que o risco mais frequente e relevante associado às tarefas executadas é o risco de contrair lesões músculo–esqueléticas relacionadas com o trabalho LMERT.
Palavras-chave: Avaliação de risco profissional; Indústria
Têxtil; Equação NIOSH 91; Método das matrizes.
Abstract
Professional activities are always associated with risks of accidents or occupational diseases. The employees have the responsibility to quantify these risks and take measures to minimize them. The main purpose of the work presented by this paper was to perform the assessment of occupational hazards in a textile industry showing some examples of methodologies that can be followed to achieve this goal. The case study was performed in a fabrics business for the
38
Centro de