riscos ergonomicos
Riscos Ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. Alguns fatores que podem causar riscos ambientais são:
Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc.
Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.
Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Riscos Organizacionais
Os fatores organizacionais são aqueles relacionados ao processo de trabalho, como a duração da jornada, as horas extras, ausência de pausas, falta de apoio e trabalho sob pressão.
Riscos Biomecânicos
São aqueles relacionado à utilização de força excessiva, repetitividade, velocidade dos movimentos, duração da atividade, posturas de trabalho desconfortáveis e assimétricas, compressão mecânica entre outras.
LER/DORT
Alguns fatores de risco são tidos como as principais causas das LER/DORT, todos relacionados ao trabalho, e geralmente mais de um fator estará envolvido no surgimento da doença.
Assim, as principais causas das LER/DORT, são:
• Físicas e Biomecânicas: Excesso de movimentos repetitivos; Necessidade exagerada de uso de força muscular; postura incorreta ou por longo tempo; falta de preparo físico;