Riscos ergonomicos
Vinicius Muniz Moraes
Emir de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
SEG (0103) – Prática do Módulo II
18/06/2012
RESUMO
Risco, segundo a norma OHSAS 18001 é a combinação da probabilidade e gravidade (conseqüência) de um determinado evento fator de risco (ou perigo) ocorrer. Contudo, “Fator de risco” é expressado por uma situação ou fonte potencial de danos em termos de acidentes pessoais, doença, danos materiais, danos ao ambiente de trabalho ou a combinação dos mesmos.Em suma para definirmos o quanto uma atividade ou situação de trabalho apresenta de risco ergonômico precisamos saber muito bem identificar o agente potencial (perigo ou fator de risco) e conseqüentemente quantificá-lo.
Palavras-chave: OHSAS 18001, Potencial, Danos, Acidentes.
1 INTRODUÇÃO
Ergonomia é uma ciência que estuda a adequação do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores e de todas as pessoas, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, em seu ambiente de trabalho, ou em todas as suas atividades. Portanto, é uma ciência recente que veio a tona logo depois da segunda guerra mundial, e estuda a relação do ser humano com o seu trabalho. A ergonomia é composta pela, antropometria, biomecânica e fisiologia, ambas estudando especificamente o corpo humano e as relações dele com o labor. Assim a Ergonomia é a adaptação do trabalho ao ser humano, o trabalho para ser realizado depende de uma série de fatores e alguns ainda serão citados.
O trabalho deve ser suportável ao longo do tempo: o trabalhador deve poder executar a tarefa durante o tempo necessário, diariamente, e se for o caso, durante toda uma vida profissional, sem sofrer danos por isso.
2-Riscos Ergonômicos A legislação brasileira reconhece a importância da ergonomia para as atividades ocupacionais atuais, tanto que foi criada uma norma regulamentadora somente para a