riscos do consumidor
No comércio de alimentos por ambulantes, esse risco pode estar associado ao custo- benefício em consumir determinado produto. Os turistas podem considerar que o preço pago pelo alimento ofertado pode ser alto se esse produto não conseguir satisfazer suas expectativas.
Risco físico: Esse tipo de risco é percebido quando alguns produtos de saúde ou segurança, se falharem, podem apresentar danos ao comprador.
Geralmente pessoas idosas ou de saúde fragilizada estão mais propensas a perceber esse tipo de risco.
Em viagens, a dificuldade em encontrar assistência médica, adquirir doenças potencialmente fatais, falta de acesso à comida e água limpa são considerados potenciais riscos a saúde.
Risco social: Caracterizado pelo medo que se tem de que ao escolher um produto ocorra algum constrangimento para o comprador. Esse tipo de risco é percebido pelos consumidores como sendo a percepção deles de como outros indivíduos interpretarão suas compras. Supõe-se que pode existir uma perda de status social ao se comprar determinado produto.
Por exemplo, a cultura indiana não permite o consumo de carne bovina. Desta forma, para esses indivíduos, comer um espetinho de carne de boi na praia pode significar um pecado e uma possibilidade de rejeição por seus pares sociais.
Risco de desempenho: É o risco que um consumidor percebe quando ele acha que um produto não terá o desempenho esperado ou ainda, quando o indivíduo pensa que um produto adquirido pode não atender as necessidades para o qual foi comprado.
No ambiente de praia, esse risco pode estar associado ao medo dos turistas de que a compra não consiga satisfazer completamente suas necessidades, no sentido de ter um