Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
RIO DE JANEIRO
2012
RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Kenia Zanetti
Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro
Thiago Augusto Domingos
Willian Luiz da Cunha
RIO DE JANEIRO
2012
INTRODUÇÃO
Devido ao crescimento fora de ordem da urbanização nas cidades brasileiras e principalmente nas grande cidades, a demanda nos espaços urbanos vem aumentando gradativamente, resultante em uma problemática chamada de migração da população da zona rural para a zona urbana. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no Brasil cerca de 85% da população estão vivendo em área urbana. Desde os anos 50, que as cidades brasileiras vêm crescendo de maneira desordenada devido a grande migração da população rural para a zona urbana, contribuindo com a expansão das cidades, totalmente sem infra-estrutura e gestão urbana sem planejamento para o quantitativo de pessoas, proporcionando uma má qualidade de vida e o aumento na desigualdade social das cidades.
Há necessidade de destacar que os modelos de política e oplanejamento urbano adotados pelas cidades nos anos 70 e início dos anos 80 também foram marcados por uma visão bastante estadista da política urbana, estas práticas foram marcadas pelo hegemonia e autoritarismo do regime político em vigor e por uma forte esperança na capacidade do Estado em financiar o desenvolvimento urbano em que se praticavam naquela época. Sendo assim não possuindo nenhum planejamento urbano, acarretou um crescimento fora de controle gerando