RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
SEBASTIÃO CARLOS DA FONSECANETO
RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
Rio Verde
2012
SEBASTIÃO CARLOS DA FONSECA NETO
RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Flávia Roim
Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro
Thiago Augusto Domingos
Willian Luiz da Cunha
RIO VERDE
2012
1. INTRODUÇÃO
O artigo 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988, da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/81) diz:
“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações.”
Nos seus diversos parágrafos estabelece como efetivamente esse direito deve ser preservado bem como prever regulamentações complementares para a perfeita obediência a esse artigo. A importancia do Meio Ambiente como elemento básico do direito à sadia qualidade de vida foi expressamente pontuada no caput do artigo 225 da Constituição Federal Brasileira. O estudo para a avaliação de impacto permite que uma certa questão seja compreendida: proteção e preservação do ambiente e o crescimento e desenvolvimento econômico.
Muitas vezes podemos encontrar grandes áreas impactadas, ou até mesmo países e estados, devido ao rápido desenvolvimento econômico, sem o controle e manutenção dos recursos naturais. A conseqüência pode ser poluição, uso incontrolado de recursos como água e energia etc.
E também podemos encontrar áreas impactadas por causa do