Riscos de Acidentes
Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral. São considerados como riscos geradores de acidentes: arranjo físico deficiente; máquinas e equipamentos sem proteção; ferramentas inadequadas; ou defeituosas; eletricidade; incêndio ou explosão; animais peçonhentos; armazenamento inadequado.
Arranjo físico deficiente - É resultante de: prédios com área insuficiente; localização imprópria de máquinas e equipamentos; má arrumação e limpeza; sinalização incorreta ou inexistente; pisos fracos e/ou irregulares.
MAQUINAS ABSOLETAS = A palavra absoleto é usada para descrever algo que ninguém mais usa, algo antigo e que saiu de moda a muito tempo, máquinas antigas que os funcionários não sabem como manusear, não tem curso, maquinário com defeito, máquinas e equipamentos sem proteção, inadequados, EPI INADEQUADO ou NÃO FORNECIDO.
Ferramentas Inadequadas ou defeituosas, usadas de forma incorreta, falta de fornecimento de ferramentas, falta de manutenção.
MÁ ARRUMAÇÃO E LIMPEZA = Quando o ambiente não se encontra em condições de uso e de execução de trabalho, piso molhado pode causar acidentes, sujeira que compromete o estado do ambiente trazendo ratos, baratas, materiais desorganizados, produtos químicos misturados.
SINALIZAÇÃO INEXISTENTE OU DEFICIENTE = Quando não sinaliza o local e seus riscos, exemplo quando se está com piso molhado é necessário placa de aviso, atenção, e ter mapa de risco
INSTALAÇÃO ELÉTRICA INAPROPRIADA = Eletricidade exposta, com defeito, fios desencapados, falta de aterramento, falta de manutenção.
INCÊNDIO OU EXPLOSÃO = Armazenamento inadequado de inflamáveis e/ou gases, manipulação e transporte inadequado de produtos inflamáveis e perigosos, Sobrecarga em rede elétrica, falta de sinalização, falta de equipamentos de combate ou equipamentos defeituosos.
Vídeo sobre como devemos proceder em laboratório de ensino e pesquisa.
1- A que tipo de riscos