RISCOS DE ACIDENTES COM ANDAIMES NA CONSTRU O CIVIL

895 palavras 4 páginas
RISCOS DE ACIDENTES COM ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Um dos setores mais propensos a graves acidentes de trabalho é a indústria da construção civil, onde os trabalhadores correm riscos de hospitalização, incapacidade e até mesmo podendo gerar a morte.
O aumento no número de acidentes de trabalho na construção civil foi o assunto da Folha no Ar desta segunda-feira. Dados do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (ANO), na área de atuação na região, revelam que até agora o ano de 2015 já supera em oito casos com o ano passado. Com um acidente registrado ontem, já são 12 casos com quatro mortes, enquanto 2014 fechou com 15 acidentes, sendo três fatais.
É possível observar no quadro abaixo que o número de acidentes de trabalho na construção civil ainda é maior que em outras áreas.

Gráfico 1: Fonte: http://www.diesat.org.br/acidentes.asp

Os riscos de queda estão presentes nas mais diversas atividades de vários setores. Sempre que houver uma situação que exponha o trabalhador ao risco de queda, deve-se intervir imediatamente, evitando lesões ou até mesmo o óbito desse trabalhador.
Os andaimes simplesmente apoiados sobre cavaletes não podem ter altura superior a dois metros e largura inferior a noventa centímetros. Segundo a NR-18: Os montantes de andaimes devem ser apoiados em sapatas sobre base solida capazes de resistir aos esforços solicitantes e as cargas transmitidas. É proibido o trabalho em andaimes apoiados que possuam altura superior a 2,00 m (dois metros) e largura superior a 0,90 m (noventa centímetros). Os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de um metro de altura devem possuir escadas ou rampas. (BRASIL, 2012).
Pelo disposto na NR-35 “este tipo de andaime, não necessita de proteção contra queda, porém, em certas situações de uso existe a necessidade de se efetuar uma análise de risco para adotar medidas de proteção adequadas para eliminar, reduzir ou neutralizar os riscos.” (BRASIL, 2012).
O andaime fachadeiros não

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas