riscos contruçao naval
Robert Gouvêa de Avila
Os ensaios não destrutivos na indústria naval
Barra Mansa RJ
2015
Trabalho de conclusão do modulo de ensaio não destrutivo do curso Técnico em Construção Naval
Barra Mansa RJ
2015
Aluno (a)
Robert Gouvêa de Avila
Os ensaios não destrutivos na indústria naval
Trabalho de conclusão do modulo END do curso Técnico Construção Naval
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Curso Técnico em Construção Naval
Os ensaios não destrutivos (END) são definidos como testes para o controle de qualidade em pesas semiacabadas ou acabadas sem prejudicar a posterior utilização do produto inspecionado.
O método a ser utilizado depende das propriedades físicas do material, algumas situações típicas em os END são aplicadas: prevenção de acidentes, melhorar a confiabilidade de produtos a ser aceito por uma determinada norma entre outros.
Os END mais utilizados são: inspeção Visual, Partículas Magnéticas, Líquidos Penetrantes, Ultrassom e Radiografia. Inspeção visual
A inspeção visual é um END largamente utilizado para avaliar as condições ou qualidade de uma solda ou componente. É de fácil execução, de baixo custo e comumente não requer equipamento especial. É comumente utilizada na inspeção de juntas soldadas. É considerado um método primário nos programas de controle de qualidade. A Inspeção Visual requer boa visão, boas condições de iluminação e experiência no reconhecimento de defeitos. Alguns equipamentos também podem ser usados tais como, lupas de pequeno aumento, horoscópio, câmeras de televisão, etc.
Partículas magnéticas
O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superfíciais em materiais ferromagnéticos. O