Riscos biológicos
Higiene no Trabalho: Riscos Biológicos
Laboratório
Um laboratório é uma sala com parâmetros ambientais controlados, com diversos instrumentos e equipamentos, onde se realizam diversas análises. Apresenta como principais riscos: ‐ Riscos Químicos; ‐ Riscos Físicos; ‐ Riscos Biológicos;
Riscos Biológicos
Os laboratórios trabalham essencialmente com: ‐ Análises de sangue; ‐ Fluídos corporais; ‐ Tecidos (anatomia‐patológica);
Muitos dos procedimentos opera:vos que consistem na manipulação de agentes microbiológicos podem originar aerossóis, sendo estes a principal via de contaminação do manipulador e do ambiente.
Agentes Biológicos do Grupo 2
Classificam‐se conforme o seu nível de risco infeccioso, em quatro grupos. Os laboratórios clínicos, veterinários e de diagnós:co inserem‐se, principalmente, na classe de risco biológico 2 (Decreto‐ Lei 84/97 de 16 de Abril). Estes agentes biológicos caracterizam‐se por: ‐ Patogénicos para o ser humano; ‐ Escassa probabilidade de propagação; ‐ Existência de meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Exemplos (Portaria 1036/98 de 15 de Dezembro) : ‐Vírus; ‐Bactérias; ‐Fungos;
Vírus
‐ ‐ ‐ ‐
Agente infeccioso; Próprio material gené:co; Cerca de 0,1 μm; Reprodução e propagação no hospedeiro;
Exemplo: Varicella zoster virus Conhecido como Varicela, é altamente infecciosa sendo transmi:da por via aérea, espirros ou tosse e por contacto com a pele.
Bactérias
‐ ‐ ‐ ‐ ‐ 0,2 ‐ 30 μm; Aeróbios; Anaeróbios ou anaeróbios faculta:vos; Isolados ou em colónias; Reprodução rápida;
Exemplo: Bacillus anthracis Geralmente denominado de Antraz, contágio acontece após exposição a animais ou tecidos infectados, mas também na presença de esporos.
Fungos
‐ Unicelulares ou pluricelulares; ‐ Reprodução através