Riscos biológicos
PREVENÇÃO
E
PERDAS.
Lilian De Oliveira Pesquira Menezes.
PREVENÇÃO
E
PERDAS.
Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Trabalho Sobre Orientação do Docente Paulo Rios, Como Avaliação Parcial da Disciplina Prevenção e Perdas.
ROTEIRO:
1 – Introdução do assunto;
2 – Objetivo;
História
3 – Histórico;
4 – Desenvolvimento;
4.1 - Riscos;
4.2 - Medidas preventivas;
4.3 – Legislação;
5 – Conclusão;
6 – Referências bibliográficas.
INTRODUÇÃO
O tema abordado, Riscos Biológicos será desenvolvido em sua grande maioria para ambientes hospitalares, porém está presente em demais ambientes como: industriais. Percebemos que ao longo da história este assunto passou por significativas mudanças, visando o mínimo de exposição possível e a qualificação gradativa em medidas que zelem pela integridade física do homem, dentro e fora do âmbito de trabalho.
OBJETIVO
O objetivo da análise de riscos biológicos é identificar e adotar medidas que minimizem os efeitos dos agentes biológicos, não só nos ambientes laborais como também na exposição populacional. Ajudando-nos como futuros Técnicos de Segurança conhecer procedimentos que serão usados na nossa área de trabalho que é a auto conscientização e a dos trabalhadores quanto a condutas a serem tomadas antes ou após a exposição a esses riscos, responsabilidade essa nossa, que fazemos parte da área de segurança.
HISTÓRIA
De acordo com período sócio-histórico, podemos observar que os riscos biológicos passaram por períodos de evoluções, não apenas com a saúde mas também com medidas preventivas para inibição do avanço do agente biológico.
Segundo ANTUNES:
“Até 1970, não havia uma preocupação sistemática com os riscos no trabalho dos trabalhadores da saúde;
Em 1984: surgimento dos primeiros casos de transmissão ocupacional do HIV;
CDC – Precauções Universais (PU) – Voltadas somente aos fluidos corporais que pudessem transmitir o HIV e outros patógenos