Riscos biologicos
Paulo Starling
Co-coordenador do Curso de Especialização em Biossegurança em Instituições de Saúde do IPEC/FIOCRUZ Núcleo de Saúde do Trabalhador do IEISS/SES-RJ Mestre em Saúde Trabalho e Ambiente CESTEH/ENSP/FIOCRUZ
paulosb1@brfree.com.br
BIOSSEGURANÇA
Biossegurança Legal Lei 8974/1995 - M.C.T. - Trata do uso das técnicas de engenharia Genética dos OGM´S Decreto 1752/95 cria a CTNBio - Regulação, controle e fiscalização dos OGM´S - CIBio´s (Caso da Fiocruz)
BIOSSEGURANÇA
Biossegurança Praticada - Programas de Biossegurança em Instituições de Saúde em geral
CONCEITO. Comissão de Biosseg./Fiocruz (Valle&Teixeira, 1996)
Conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos; Inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços; Riscos que podem comprometer a saúde do homem (Biopsicossocial), dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.
INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
(Geral, Ensino, Pesquisa, Especialidades...)
VIDA NO AMBIENTE HOSPITALAR
(Trabalhadores de Saúde, Pacientes e Visitantes)
Um complexo Biosicossocial que envolve emoções, sentimentos, fantasias, desejos e expectativas, portanto deve ser visto globalmente.
EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO TRABALHO
O trabalho é uma atividade tão específica do homem que funciona como fonte de construção, satisfação, riqueza, bens materiais e serviços úteis à sociedade humana. Entretanto, o trabalho também pode significar escravidão, exploração, sofrimento, doença e morte. (Machado, A.C.S.; Cruz, D.D. & Aguiar, W.M. 1998)
DIMENSÕES DOS RISCOS NO AMBIENTE HOSPITALAR
Variado elenco de Riscos:
Biológicos, Químicos, Físicos, Ergonômicos, Psicossociais e de Acidentes
A análise dos acidentes, doenças ocupacionais, licenças e outras questões associadas ao: Processo, Organização e Condições de Trabalho Demanda uma abordagem