Risco e retorno
Risco e Retorno são a base para as tomadas de decisões de um investimento e estão associados a qualquer tipo de investimento. Quanto maior o desejo por rendimentos elevados tiver, maior será o risco que terá que assumir.
Risco é uma medida da volatilidade ou incerteza dos retornos.Retornos são receitas esperadas ou fluxo de caixas previstos de quaisquer investimentos.
Relação entre risco e retorno: O retorno sobre o seu dinheiro deve ser proporcional ao risco envolvido. Risco é uma medida da volatilidade dos retornos e da incerteza dos resultados futuros. A análise da relação entre risco e retorno é um dos pontos mais importantes na tomada de decisões financeiras, ou seja, para qualquer investimento existe um risco e quanto maior este risco maior deve ser o retorno esperado. Não existe investimento sem risco. É assim porque na análise da relação entre risco e retorno, os investidores só aceitam aumentar a sua exposição a maiores níveis de risco se o retorno for maior. Para exemplificar pode-se citar um investimento na Caderneta de Poupança onde rendem juros muito baixos, mas que são garantidos pelo governo federal que esses retornos e deposito inicial serão resgatados. Um exemplo muito comum de investimento de alto risco é a “Agiotagem” que além de ser muito ariscado também é ilegal, mas que é praticado por muitas pessoas por renderem juros altíssimos de acordo com a taxa cobrada pelos praticantes, que gira em torno de 8% a 12%. Muito desses empréstimos não são resgatados e fica difícil a cobrança pelo fato de ser ilegal e muitos acabam usando os bens do devedor como