Risco em oficina mecânica
MECÂNICA
Só quem trabalha em uma oficina mecânica pode confirmar. Acidentes nesse local de trabalho são mais comuns e freqüentes do que se pensa! Muitos desses acidentes acontecem por falta de exigência dos empregadores, mas também (a grande maioria) a falta de conscientização de muitos trabalhadores é um grande fator de risco.
Ma
Existem muitos fatores que podem colocar em risco a saúde e a segurança do trabalhador dentro de uma oficina mecânica, desde produtos perigosos até poluição sonora e a disposição irregular de equipamentos e peças.
Carol
Exemplos de Riscos
Ruído
sonoro,
Poluição,
Má iluminação,
Produtos sólidos e particulados ,
Excesso de calor ou frio ,
Deficiência respiratória devido a exaustão dos gases no meio de trabalho,
Solventes, óleos e combustíveis.
Carol
Integridade dos Profissionais
Assim como outros assuntos que antes eram deixados de lado, a preocupação com a integridade dos profissionais da reparação nos dias atuais mudou muito, sendo que, hoje este aspecto já é parte obrigatória da rotina das oficinas.
Regean
A profissionalização de qualquer mercado passa necessariamente pelos processos de regularização e fiscalização. São as normas que regulam desde o modo de operação da empresa, passando pelas questões ambientais, até a forma como ela se relaciona com fornecedores, consumidores e até outras empresas. Jacq
LEI DAS OFICINAS MECÂNICAS
Trata-se da Lei 15.297, de 10 de janeiro de
2014 (acabou de sair do forno) projeto de lei nº
322/2008, de autoria do deputado Major
Olímpio (PDT), e “dispõe sobre normas básicas acerca das oficinas mecânicas e estabelecimentos assemelhados que funcionam no Estado de São Paulo”.
Jacq
Embora, de início, seja uma lei específica para o Estado de
São Paulo, há uma grande tendência de que as exigências sejam estendidas a outros Estados – assim como tem acontecido com leis anteriores que,