Risco de Engenharia com novo entrante
O prêmio direto de seguro de risco de engenharia vem mostrando uma tendência de crescimento ao longo dos últimos 10 anos. Esse crescimento certamente é resultante do desenvolvimento e crescimento da indústria de transformação do país no mesmo período. Entretanto, assim como a economia brasileira, observa-se uma redução do crescimento em 2012 e previsão de 2013. Essa tendência possivelmente deve se manter para o próximo ano.
O mercado brasileiro de seguros assim como o mundial encontra-se com preços soft (baixos preços de prêmio de seguro). O Brasil especificamente, após a abertura de mercado de resseguros e novas regras estabelecidas em 2011, continua atraindo a entrada de novos players no mercado de seguro e resseguros. Esse aumento de oferta por novos entrantes, gerando maior competitividade no mercado, tende a manter os preços dos prêmios baixos. Recentemente, foi anunciada a vinda ao Brasil da seguradora e resseguradora AXA, maior seguradora em volume de receitas no mundo. A AXA, através da sua subsidiária AXA Corporate Solutions, irá atuar nas linhas de seguro e resseguro corporativo, dentre elas o seguro de risco de engenharia. Portanto, esse novo entrante deverá aumentar ainda mais a competitividade nos próximos anos deste mercado.
Dentre outras previsões econômicas para o país no próximo ano, o FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou no início de outubro de 2013, a redução da estimativa do PIB do país para 2014. O crescimento estimado é de 2,5% (contra o valor antes estimado de 3,2% de crescimento). Essa previsão colocaria o Brasil no próximo ano com o menor crescimento em relação aos países considerados emergentes (China, Índia,