risco de crédito
Neste trabalho será apresentada a definição de Risco de Crédito. Tem-se por objetivo esclarecer esses conceitos e suas características, de forma clara e objetiva.
O trabalho está dividido em três partes. Na primeira parte estão conceituadas as diversas definições para Risco de Crédito de acordo com dicionários, autores e segundo a Lei de nosso país. Na segunda parte os tipos de risco de crédito existentes, sendo eles: venda ao público; venda às empresas e crédito concedido por instituições financeiras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecida com pesquisas na internet.
RISCO DE CRÉDITO
DEFINIÇÕES PARA RISCO DE CRÉDITO
De acordo com o dicionário Aurélio (Ferreira, 1986), risco pode ser definido como: “perigo ou possibilidade de perigo”, e crédito como: “cessão de mercadoria, serviço ou importância com dinheiro para pagamento futuro”. Com essas definições, podemos inferir que Risco de Crédito é a possibilidade de perda devido à incerteza de pagamento do crédito concedido.
Segundo Bessis (1998 p.81), o risco de crédito pode ser avaliado a partir de seus componentes, que compreendem o risco de default (calote), o risco de exposição e de recuperação. O risco de default está associado à probabilidade de ocorrer um evento de default com o tomador em certo período de tempo, o risco de exposição decorre da incerteza do valor do crédito no momento do default, enquanto o risco de recuperação se refere à incerteza quanto ao valor que pode ser recuperado pelo credor no caso de default do tomador.
O Risco de crédito é a possibilidade de uma das partes envolvidas ter um prejuízo seja ele por motivo de inadimplência ou por um fator econômico não esperado. Geralmente o primeiro fator não só é esperado pela parte que sede o crédito, como também é calculado junto com os juros que acompanham esse crédito. Já o segundo é um fator mais ligado com o mercado global, como uma crise, uma guerra, algo que impossibilite a