Risco biologico
HIGIENE DO TRABALHO: RISCO BIOLOGICO
RESENHA ARTIGO 9
ALUNO: Jean Carlo Amorim
CURSO: Engenharia de Segurança do Trabalho
Professor(a): André Guimarães
Belo Horizonte, Outubro de 2012
AVALIAÇÃO DO POSSÍVEL CRESCIMENTO DE FUNGOS EM AMOSTRAS DE LIXAS DE UNHA METÁLICA COLETADA EM CENTROS DE ESTÉTICA E RESIDENCIA DO MUNICIPIO DE CAMPOS NOVOS, SC.
O artigo tem por objetivo avaliar a presença ou ausência de fungos em lizas metálicas de centros estéticos e residências. O estudo se baseou em revisões bibliográficas sobre onicomicoses e teste de crescimento fungico. Onicomicoses é um termo atribuído as infecções fungicas que acontecem as unhas, tanto dos pés quanto das mãos.
A pesquisa ocorreu no laboratório de microbiologia da universidade do oeste de Santa Catarina (UNOESC).
Para o estudo foram cedidas um total de 10 amostras sendo 5 de centro estético e 5 de residências. Apos o período de incubação observou que todas as amostras apresentaram resultados positivos para a presença de fungos na diluição de acido tartárico a 10% na proporção 1 pra 10.Já na diluição de 1pra 10 e 1 pra 1000os resultados foram diferentes, isso significa alta contaminação e pode indicar que as lixas não foram esterilizadas corretamente.
Sabe se que o melhor método para esterilizar é a autoclavagem, entretanto não é muito praticado na área de estética devido ao alto custo dos equipamentos.
A pesquisa identificou que o método mais comum praticado para esterilização nos centros estéticos é a desinfecção com álcool 70% e calor seco(estufa), porem constatou que são ineficazes uma vez a incidência de contaminações de centro estéticos foi equivalente ao domiciliares, os quais não passam por nenhum processo de esterilização.
Portanto podemos concluir que a realidade de tais centros é precária e que embora os profissionais saibam das necessidade de adequação as normas, falta atitude de agir preventivamente contra os riscos biológicos os