risc e cisc
De acordo com o artigo: Comparativo entre as arquiteturas de Processadores RISC e CISC. Antes de qualquer coisa, a arquitetura RISC e CISC não são exatamente tecnologias, são estratégias de projeto de CPU’s – abordagens para atingir um certo número de objetivo definidos em relação a um certo conjunto de problemas, ou, para ser um pouco mais abstrato, poderíamos chamar-lhes filosofias de projeto de CPU’s, ou maneiras de pensar acerca de um determinado conjunto de problemas e das suas soluções.
Foi uma maneira que os pesquisadores acharam para reduzir o gasto, uma vez que o custo do software era muito alto nos anos 70 e os computadores usavam memória de cariz magnético para armazenar o código dos programas, esta memória que era, não só, cara como também era muito lenta, com a introdução da memória RAM melhorou em termos a velocidade, porem não era viável, pois era muito cara. O alto custo da memória e armazenamento secundário “conspiraram” para que os pesquisadores chegassem a conclusão de que a forma de resolver os problema era o uso do código compacto uma vez que a memória tinha uma parte significativa do preço total do sistema .
O compilador tinha a função de traduzir código escrito numa linguagem de alto nível, como C ou Pascal, em assembly. Que depois era convertido para código máquina por um assemblador. Além da demora muito grande e o resultado dificilmente era totalmente o esperado.
Se realmente se quisesse um código compacto e otimizado, a única solução era programar em