rio Sergipe
O Rio Sergipe
Com o comprimento de 210 km o Rio Sergipe nasce na Serra Negra e tem sua foz no Oceano Atlântico.
Seus principais afluentes são: Sovacão, Lages, Campanha, Jacoca, Vermelho, Jacarecica, Pitanga, Poxim, Salgado, Cágado, Ganhamoroba e Parnamirim.
O rio Sergipe é um rio brasileiro que banha o estado de Sergipe.
Na sua foz, separa os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros. Recentemente uma ponte foi construída sobre o seu leito. A ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros é o último obstáculo do rio até o seu encontro final com o mar.
Características da bacia hidrográfica
A bacia hidrográfica do rio Sergipe é constituída por 26 municípios, dos quais oito possuem suas terras inseridas integralmente na área da bacia: Laranjeiras, Nossa Senhora Aparecida, Malhador, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo e Nossa Senhora do Socorro. Os demais estão parcialmente inseridos, destacando-se Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Carira, Divina Pastora, Feira Nova, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabaiana, Itaporanga d'Ajuda, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Siriri e Ribeirópolis. Ao longo do seu percurso, dezesseis outros rios e vários riachos vão lançando suas águas na calha principal do rio, contribuindo para sua formação e culminando no Oceano Atlântico, por meio de seu extenso estuário.
Etimologia
Siri-i-pe, palavra de origem tupi, significa “curso do rio dos siris”, ou simplesmente “rio dos siris”. Mais tarde foi adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português. Na linguagem do colonizador, Siri-i-pe transformou se em Sergipe. Com a divisão do Brasil em 15 (quinze) Capitanias Hereditárias, o atual território sergipano fazia parte da capitania que se estendia da foz do rio São Francisco à Ponta do Padrão na Bahia (Baía de