rio sao francisco
A proposta deste texto é de informar sobre o contexto que envolve o rio São Francisco e sua transposição. Iremos tratar de assuntos como: fatores atuais do rio, características físicas do local á serem beneficiadas, processos de integração do rio e canais e polêmicas envolvidas.
DESENVOLVIMENTO
INFORMAÇÕES GERAIS
São Francisco foi descoberto em 1502, Desde as suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, ele percorre 2.700 km. o rio que passa por cinco estados se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz. O rio São Francisco recebe água de 168 afluentes, dos quais 99 são perenes, 90 estão na sua margem direita e 78 na esquerda. A produção de água de sua Bacia concentra-se nos cerrados do Brasil Central e em Minas Gerais e a grande variação do porte dos seus afluentes é consequência das diferenças climáticas entre as regiões drenadas. A Bacia do rio abrange 504 de municípios, o que representa 9% do total de municípios do país. Desse total, 48,2% estão na Bahia, 36,8% em Minas Gerais, 10,9% em Pernambuco, 2,2% em Alagoas, 1,2% em Sergipe, 0,5% em Goiás e 0,2% no Distrito Federal, Cerca de 13 milhões de pessoas (Censo de 2000) habitam a área da Bacia do São Francisco.
O projeto de transposição do rio São Francisco é um projeto antigo que começou a ser ampliado pelo governo federal ainda no governo Lula. A base deste projeto era da construção de dois grandes canais que ligam o São Francisco a bacias hidrográficas menores e aos seus açudes e posteriormente seriam construídas adutoras responsáveis pela distribuição da água, esse projeto está sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.Com o objetivo de