Rio Minho
Índice
Introdução
Neste trabalho feito no âmbito da disciplina de geografia vou falar um pouco sobre os recursos hídricos disponíveis em Portugal e algumas das características das redes hidrográfica, mas o que mais vou abordar será o rio Minho. Vou investigar para descobrir uma pouco mais deste rio luso-espanhol, como por exemplo onde este nasce e onde desagua, o tamanho da sua bacia hidrográfica, o seu regime, relevo clima o tio de vale e muito mais. Pretendo ainda falar um pouco dos aproveitamentos que se fazem nas águas deste rio e por fim do tipo de fauna e flora que abunda neste rio.
Recursos hídricos disponíveis
Os recursos hídricos disponíveis correspondem á água que circula nos continentes, tanto á superfície, as águas superficiais (rios, lagos, lagoas, albufeiras), como em profundidade, as águas subterrâneas (nascentes naturais e lençóis de água). Portugal não é um país pobre em recursos hídricos. Portugal apresenta valores de escoamento médio anual, global.
Portugal Continental tem uma distribuição bastante irregular dos recursos hídricos, com a variação da precipitação anual, entre os anos mais secos e os anos mais húmidos. Esta irregularidade é a causa de muitos dos problemas que se levantam na gestão dos recursos hídricos. As alterações climáticas poderão contribuir para um agravamento ou para uma atenuação destas situações, afectando tanto a oferta como a procura de água.
Águas superficiais
As águas superficiais têm origem nas precipitações que caem sobre a superfície terrestre e constituem a principal fonte de alimentação dos cursos de água.
Estas são responsáveis pela formação das redes hidrográficas, pois estas escorrem ao longo das vertentes e organizam-se formando pequenos ribeiros, rios, riachos.
Rede hidrográfica portuguesa
A rede hidrográfica portuguesa é dominada pelos