Rio 20 E Problemas Ambientais
DISCIPLINA DE SAÚDE AMBIENTAL
EQUIPE: Daniella Zaika Prestes, Pabylla Diniz
DATA: 19/02/2015
Pág.
1 / 4
Principais tópicos abordados no Rio+20.
Comentários positivos e negativos.
Rio+20 é uma Conferência envolvendo Chefes de Estado e representantes de mais de 180 países, sendo este organizado pela ONU, tendo temas ligados à sustentabilidade e meio ambiente. Com o objetivo de assegurar um compromisso político com o desenvolvimento sustentável, além de propor e discutir novos temas.
A Rio+20 é uma conferência que promove temas de sustentabilidade, como energia, alimentação e agricultura, oceanos e desastres naturais. Porém o objetivo principal, em Junho de 2012, foi “Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza” e “Marco institucional para o desenvolvimento sustentável”.
Na conclusão desse evento, foi decretado pelos Governantes dos 180 países o documento chamado "O Futuro que Queremos". Esse documento destaca aspectos sociais e ressalta o esforço conjunto para o combate à pobreza e à fome, a proteção das florestas, dos oceanos e da biodiversidade, e o incentivo à agricultura e à energia sustentável. Porém esse documento e a essência do Congresso deixaram a desejar em alguns aspectos, como falta de ambição, financiamento, direito das mulheres, ausência de líderes e problemas de estrutura. (UOL NOTÍCIAS)
Segundo a revista VEJA, a crise mundial atrapalhou muito para obter o financiamento para ações de desenvolvimento sustentável. Pois muitos países estavam passando por problemas econômicos.
Mas a Rio+20 não teve só criticas ruins, esse evento mundial promoveu vários pontos positivos como, compromisso socioambiental, novos padrões de produção e consumo, PIB, objetivos do desenvolvimento sustentável e a participação da sociedade. (UOL NOTÍCIAS). E também pelo discurso do Presidente do Conselho Internacional de Ciência, que defendeu que seja estabelecido um novo contrato entre ciência e