rift valley
Trabalho realizado para a disciplina de
Geologia 12.
Porto, Novembro de 2012
Índice
Índice…………………………………………1
Introdução………………………………….. 2
Desenvolvimento…………………………..3 - 6
Great Rift Valley…………………………….5
Conclusão……………………………………7
Bibliografia…………………………………..8
1
Introdução
O objetivo do trabalho é saber o que é um rifte, o que origina, como se forma, que tipos de rifte existem e os tipos de limites. Mas sobretudo obter um maior conhecimento sobre o Great Rifte Valley.
Para a realização deste trabalho utilizamos a Internet e o caderno diário para a pesquisa de imagens e informação.
A nossa escolha recaiu sobre o tema Great Rift Valley Africano pois, gerounos alguma curiosidade por ser o único rifte continental conhecido.
2
Desenvolvimento
Um rifte designa-se por uma rutura á superfície da Terra ocasionada por tensões geradas pela ascensão de magma.
À medida que as placas tectónicas se afastam, arrastadas pela astenosfera, a litosfera torna-se cada vez mais fina, fraturando e ocorrendo abatimento relativo do terreno entre sistemas de falhas mais ou menos paralelas.
O rifte corresponde, portanto, ao limite construtivo onde tem lugar a separação de duas placas tectónicas, podendo ocorrer tanto em domínio oceânico (rifte oceânico) como continental (rifte continental). Nas zonas de rifte ocorre, geralmente, um vale profundo designado vale de rifte.
Por exemplo, ao longo das dorsais do Oceano Atlântico e do Oceano
Índico, pode encontrar-se um vale de rifte com 1 a 2 km de profundidade e vários quilómetros de largura. O Great Rift Valley é também um exemplo de vale de rifte, neste caso continental, que se estende por cerca de 6000 km, desde a Síria até Moçambique.
Fig.1 - Rifte Oceânico
3
Fig.2 - Rifte Continental
Os riftes localizam-se em zonas de limite divergente entre placas tectónicas. Num limite divergente, ocorre a formação de nova crusta oceânica, ao longo do rifte. As duas placas