Richard strauss
(repertório do evento didático/ 15 de Abril)
A escolha fascinante por essa música deu-se pelo fato da sugestão, ou melhor, pela impressão exata que a execução dos instrumentos causa ao perceber/sentir realmente, o vôo do morcego.
Discutir e pedir uma pesquisa sobre a forma de vida de um morcego e proporcionar a consciência e importância da tão falada “onda sonora” propondo conceitos tão abstratos em tão concretos.
Quanto ao caráter da música no próprio repertório reforça que a obra exaltava a alegria de viver em Viena, realmente é uma música muito atrativa.
Desenhos rítmicos ou invenção de representar outras formas graficamente( como sugere o Pedagogo musical Schafer), e lê-los tocando flauta, por exemplo, são exercícios bem sugestivos.
Biografia: Richard Strauss . Nasceu em Munique, Alemanha. O pai era um excelente trompista. A música de Wagner foi de grande influência para a música de Strauss.
Em 1885, o maestro Hans Von Bülow o contratou para ser seu assistente em Meiningen.
Através das influencias de Bülow e do pai, seguiu uma linha tradicional, mais ligada à música pura, de feição bastante mozartiana, mas em Meiningen conheceu Alexandre Retter (1º violinista da orquestra) onde Strauss mais tarde confessou: “ foi Ritter quem fez de mim um músico do futuro.”
Teve uma carreira promissora. Em 1919 foi nomeado para a direção da Òpera de Viena, ajudou a criar o Festival de Salzburgo e organizou um sindicato de músicos.
Richard Strauss acabou se envolvendo, um tanto que ingenuamente, com o sistema. Pouco a pouco Strauss foi se isolando em sua casa de campo em Gramusch. Faleceu em 8 de setembro de 1949.
As obras de Strauss são exemplos perfeitos dos 3 gêneros: o poema sinfônico, a ópera e o lied.
Fonte Biográfica: Blogger: Maxproview. Nova Friburgo, Rio d Janeiro, Brasil.
Complemento biográfico:
Seu pai, Franz Strauss, era primeiro trompista da orquestra da Ópera de Munique, tendo