Richard Rogers
Richard George Rogers nasceu em Florença, Itália, em 23 de Julho de 1933.
Estudou de 1954 a 1959 na Academia de Associação de Arquitetos em Londres e após formar-se foi para os Estados Unidos com sua esposa que era companheira de trabalho e , junto com Norman Foster, um mestre da arquitetura, fez pós-graduação na Universidade de Yale em New Haven em 1962.
Com amigos viajaram pelo país vendo novos desenvolvimentos na arquitetura e na tecnologia. sua ideologia é o Planejamento Urbano Sustentável e Sua tendência arquitetônica é o High-Tech .
Prêmios: Prêmio Pritzker, Prêmio Stirling, Medalha de ouro do RIBA.
HIGH-TECH
Richard é um dos fundadores do High-Tech, conhecido também como alta tecnologia. Essa arquitetura exalta e explora novas tecnologias, tendo em vista objetivos práticos e de impacto visual, usando formas e matérias tradicionais. O high-tech surgiu da influência das idéias revolucionárias, de um grupo de jovens ingleses chamado Archigram.
Centro Georges Pompidou – Richard Rogers / Renzo Piano.
O projeto foi escolhido mediante um concurso idealizado pelo então presidente da França ( 1969-1974) Georges Pompidou. O impacto da população foi tremendo tanto pelo desenho e decisões projetuais quanto pelos próprios arquitetos. Ambos quase desconhecidos na época.
O Centro Pompidou abriga o Museu Nacional de Arte Moderna, que é o maior museu europeu do tipo. Localizada no grande espaço aberto interior está a Bibliothèque Publique d’Information e um centro para música e investigações acústicas conhecido como IRCAM. O espaço exterior, uma praça plana e livre, é constantemente utilizada para eventos urbanos.
Ficha Técnica:
Arquitetos: Richard Rogers + Renzo Piano
Ano:1977
Endereço: Beaubourg Paris França
Tipo de Projeto: Institucional
Status: Construído
Materialidade: Metal
Estrutura: Metal
Terreno: Isolado