Ricardogeografia

679 palavras 3 páginas
Trabalho de Geologia – Prof. Diego Flores
Ricardo Gomes de Araujo – RA 1311218

1- Explique o que são minerais e rochas. Apresente os principais grupos de rochas e suas características básicas.
Mineral é um elemento ou composto químico encontrado na natureza, resultante geralmente de processos naturais ou inorgânicos, embora haja alguns de origem orgânica, como o petróleo.
Com exceção da água e do mercúrio, os demais minerais se apresentam na forma sólida. As principais propriedades dos minerais são: a estrutura, a clivagem (divide-se em planos definidos, como a mica), a fratura (rompem-se de forma irregular) e a dureza.
Os minerais são classificados em metálicos (ferro, manganês, alumínio etc.) e não-metálicos (fosfatos, nitratos, enxofre, cloreto de sódio etc.).

Rochas As rochas são compostos minerais sólidos presentes na litosfera. São divididas em três grandes grupos:
Rochas magmáticas ou ígneas: são aquelas formadas a partir do resfriamento do material ígneo do interior da Terra, subdivididas em dois subgrupos

2- Explique o princípio do Uniformitarismo e como é divido o tempo geológico.
O uniformitarismo é uma corrente de pensamento geológico idealizada por James Hutton, que é considerado o pai da geologia moderna.
Os princípios da teoria são: * Atualismo geológico: Os acontecimentos do passado são resultado de forças da Natureza idênticas às que se observam na atualidade; * * Gradualismo: Os acontecimentos geológicos são o resultado de processos lentos e graduais.
Assim, James Hutton concluiu que "O presente é a chave do passado".As leis da natureza são constantes. O estudo dos processos geológicos atuais permite interpretar a evolução geológica, "encaixando" os registos geológicos impressos nas rochas e em suas estruturas como em um quebra-cabeças.
A teoria do uniformitarismo foi posteriormente desenvolvida por Charles Lyell e corroborada por Charles Darwin através do estudo do evolucionismo.
O presente seria a chave do

Relacionados