Ribeirão Preto
Atualmente, a economia de Ribeirão Preto é bastante prestigiosa, respectivamente, nos setores terciário (prestação de serviços e comércios) e secundário (indústria alimentícia e de bebidas, principalmente). A geografia da região, formada por planaltos e mata atlântica, teve forte influência para a ocupação e expansão ligeira da cidade.
Além de ser privilegiada por diversas estruturas arquitetônicas como o "Quarteirão Paulista", localizado no centro, Ribeirão Preto abrange diversos eventos culturais como o Festival de Cinema de Ribeirão Preto, a Agrishow (Feira Internacional de tecnologia Agrícola em ação), a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (segunda maior feira a céu aberto do Brasil), Feitrans (Feira de Transportes Interior Paulista), Festival Tanabata (cultura japonesa), Arena Cross, Festival de Inverno João Rock, Festival de Teatro de Ribeirão, FestItália (cultura italiana), Expobonsai, AVIRRP, entre outros.
No entanto, apesar de ser uma cidade com grande potencial econômico e cultural do estado de São Paulo, Ribeirão Preto apresenta, bem como a maioria das cidades do Brasil, certas contradições no que se diz respeito da realidade com o Plano Diretor apresentado à cidade.
“Função social da cidade é o direito de todo cidadão ter acesso à moradia, à mobilidade urbana e ao transporte público, ao saneamento básico, à energia elétrica, à iluminação pública, à saúde, à educação, à segurança [...] e à preservação, proteção e recuperação dos patrimônios ambiental, arquitetônico e cultural da