Ribeir O Das Neves
Ribeirão das Neves teve o seu povoamento iniciado em meados do século XVIII, mas seu crescimento somente tomou impulso após a implantação, em suas terras, da Penitenciária Agrícola de Neves, em 1938.
Emancipou-se de Pedro Leopoldo em 1953, tornando-se Município pela lei Estadual n. 1.039.
Administrativamente,o Município compõe-se da sede, do distrito de Justinópolis e do subdistrito de Areias.
Situado a noroeste de Belo Horizonte, no setor norte de crescimento da RMBH, distando da Capital aproximadamente 32 Km , ocupa 4,1% da área total da Região Metopolitana de Belo Horizonte.
O Município encontra-se totalmente contido na bacia do Rio das Velhas. Seu limite sudoeste é o divisor Velhas/Paraopeba.
O Nome
Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões:
Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES.
Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha, hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus pés estavam cobertos de uma neve extremamente branca, semelhante ao gelo e seu pedido era para rezarem muito pelo povo da cidade. Daí surgiu a Padroeira do Município Nossa Senhora das Neves e o nome do Município, RIBEIRÃO DAS NEVES.
Famílias mais tradicionais de Ribeirão das Neves
Famílias pioneiras e tradicionais como Nogueira, Abreu, Diniz, Andrade, Cerqueira, Avelar, Guimarães, Alves e Costa em Neves; Carvalho, Costa, Rocha, Menezes, Gomes, Lages, Matos e Corrêa no distrito de Justinópolis e Areias ajudaram