RIBA
Os objetivos específicos deste resumo pretendem-se discutir as diferentes formas de conhecimento e apontar contribuições da pesquisa na formação acadêmica profissional.
Em que o senso comum agora esbarra em outros tipos de conhecimentos, que não limitam se apenas em saber como sobreviver no mundo. Diferentemente do conhecimento popular, estes procuram explicar o que acontece com um objeto de estudo ou um fenômeno qualquer. Através da Filosofia que é um conhecimento valorativo, por partir de hipóteses sem observação, racional pelos enunciados logicamente correlacionados, sistemático, infalível e exato, pois seus postulados e hipóteses são aceitas sem experimentação. Pela religião apoiando-se em doutrinas que contém proposições sagradas e reveladas pelo sobrenatural, tornando-as verdades infalíveis e indiscutíveis.E por último, e bem mais divulgado, o conhecimento através das ciências (conhecimento científico) que é real (factual), pois lida com ocorrências ou fatos, isto é com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo” onde o conhecimento é contingente, sistemático e possui a característica da verificabilidade. Mas, no entanto, falível por não ser definitivo tornando-o, assim, aproximadamente exato.
“Podemos pensar como uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”, pois é essa normatização de estudo que contribuirá na formação profissional nas mais variadas áreas de estudo.
Enfatizam que a finalidade da atividade científica é a obtenção da verdade, por intermédio da comprovação de hipóteses, que, por sua vez, são pontos entre a observação da realidade e a teoria científica, que explica a realidade. E que o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido,