RH e Forças e Fraquezas
Graduação em Administração
Tema: Forças e Fraquezas / Recursos Humanos
Período: 7º - Semestre: 1º/2014
FORÇAS E FRAQUEZAS
Forças e fraquezas representam o ambiente interno da empresa na Análise SWOT.
Forças ou Pontos Fortes: Representa tudo aquilo que a empresa possui como diferencial em relação aos seus concorrentes e o que ela faz com excelência e que tem condições de ser melhorado ou aperfeiçoado ainda mais, não somente com relação a um produto ou serviço, mas de uma forma geral.
Algumas perguntas para identificar os pontos fortes:
Que recursos podem ser aperfeiçoados, otimizados e/ou aproveitados?
A qualidade do produto ou serviço é melhor que os concorrentes?
O que o ambiente externo observa que a empresa faz de melhor?
Quais vantagens que a empresa oferece?
Exemplos: Boa localização, qualidade do produto/serviço, pronta entrega, marca reconhecida, atendimento de alta qualidade.
Fraquezas ou Pontos Fracos: Representam as deficiências da organização. São todos os pontos que possuem reclamações, adversidades e que têm a necessidade de serem melhorados. Diferentemente das forças, as fraquezas são mais difíceis de serem identificados, assumidas e tratadas, portanto se requer uma sinceridade maior no momento de apurá-las.
Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:
Qual a principal reclamação dos clientes?
No que a organização precisa melhorar?
Onde ela possui menos recursos?
Quais as ferramentas necessárias?
Exemplos: Marca desconhecida, profissionais desqualificados, falta de infraestrutura, produtos desatualizados, mau atendimento.
RECURSOS HUMANOS
A atual chamada Administração Estratégica de Recursos Humanos (AERH), refere-se a um novo enfoque dado à passagem do “treinamento de operação” para o “desenvolvimento sistemático de habilidades reunidas”, sob o nome genérico de “competências”, à qual Marras (2000, p. 253) define como “a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas