Rh recrutamento
Profª. Magda Regina Ortigara
Data de entrega: 07/05/2012
Nº máximo de alunos por grupo: três
Todos os comentários inseridos ao final de cada tópico devem se constituir das reflexões dos alunos e de pesquisa na literatura existente sobre o tema.
Tema do estudo: Mercado de trabalho e recrutamento (busca) de pessoas.
Segue anexo uma lista de endereço de algumas empresas com programas de trainee.
Tópicos a serem investigados:
1. Pesquisar notícias sobre quais as carreiras em alta ou em ascensão, neste momento, no mercado de trabalho – inserir comentários. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou um relatório detalhando como a expectativa de contratação para os próximos anos permanecerá aquecida no país. A pesquisa, que ouviu 402 empresas brasileiras, buscou fazer um levantamento dos setores que mais vão demandar profissionais nos próximos anos. De acordo com o estudo, a área de engenharia, junto com o segmento comercial, devem ser as que mais vão mostrar crescimento e vão se manter aquecidas nos próximos anos. Além disso, as empresas buscam uma mão de obra melhor qualificada. Mais da metade delas, por exemplo, já considera indispensável que o candidato possua ensino superior completo. Quase 70% ainda afirmam que algum tipo de pós-graduação também é interessante para quem quer concorrer a uma boa vaga de emprego.
Lista das dez profissões em alta:
Engenheiro de petróleo, Engenheiro de mobilidade, Engenheiro ambiental e sanitário, Médico do Trabalho, Gerente de Recursos Humanos, Controller (contabilidade), Advogado de contratos, Gerente comercial/vendas, Biotecnologistas, Técnico em Sistemas de Informação.
2. Pesquisar notícias acerca de emprego x desemprego como, por exemplo: segmentos que empregam mais pessoas, perspectivas de crescimento do emprego, novos formatos de trabalho (terceirização, temporário, empreendedorismo) no