RH QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A Qualidade de Vida no Trabalho, diz respeito à preocupação da empresa com os seus colaboradores em relação ao sentimento de bem-estar biopsicossocial, assim como ambiental, no desempenho de sua função.
Também indica o nível de satisfação de seus colaboradores, o qual é determinado por uma relação de profundo respeito entre a empresa e seu capital humano.
Envolve as seguintes questões:
1- Adequada e satisfatória recompensa;
2- Segurança e saúde no trabalho;
3- Desenvolvimento das capacidades humanas;
4- Crescimento e segurança profissional;
5- Integração social;
6- Direitos dos trabalhadores;
7- Espaço total de vida no trabalho e fora dele;
8- Relevância social.
Motivação e Inovação
A Qualidade de Vida no Trabalho pode contribuir para a criação de condições que motivem os profissionais, através de um ambiente de trabalho saudável, identificando as necessidades e anseios das pessoas, reconhecendo as pessoas pelo bom desempenho profissional, dando oportunidade para que elas participem das decisões da empresa, facilitando o desenvolvimento pessoal, garantindo meios para o feedback positivo, proporcionando desafios, projetando trabalho de modo a torná-lo atraente, implantando um sistema de recompensas, concedendo benefícios e salários compatíveis com a função.
Melhoria no ambiente de trabalho:
A ênfase para se proporcionar um ambiente de trabalho melhor, deve ser conferida á melhoria do trabalho físico. Algumas mudanças que podem proporcionar melhoria no ambiente de trabalho são: redução de jornada de trabalho, melhorar as condições de trabalho, proporcionar postos de trabalhos ergonomicamente corretos, alterar o regulamento da organização e melhorar o ambiente físico em geral.
Envolver a organização como um todo:
As atividades de qualidade de vida no trabalho não devem se limitar a grupos específicos, mas sim, a toda a organização.
Benefícios para o colaborador:
Com mais saúde e qualidade de vida no