Rh no cenário mundial
Veremos nesta produção textual, a situação atual da gestão de recursos humanos no cenário mundial, acentuaremos mais o posicionamento da Europa em relação aos demais países do BRICS e de maneira mais especial o Brasil. Como o RH funciona em suas estratégias de atração e retenção de talentos; na gestão de mudanças e desenvolvimento organizacional; como é a qualidade de vida (QVT); a motivação e liderança e seu envolvimento e gerenciamento de equipes e por final o RH como parceiro estratégico.
2-DESENVOLVIMENTO
Uma das prioridades comuns às empresas dos países da BRICS e da Europa é a gestão de talentos.
O posicionamento das empresas no Brasil em relação aos demais países do BRICS no âmbito de estratégias de atração e retenção de talentos tem acentuado nos últimos meses a escassez de profissionais qualificados, para ocupar cargos executivos, técnicos especializados entre outros. Devido a essa escassez vem surgindo os desafios de atrair e reter talentos e como meio de solução as empresas tem procurado de forma estratégica, programar, seus próprios programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento.
Ao investir na formação dos profissionais as empresas buscam o retorno desse investimento na geração de resultados.
Já na estratégia de retenção de talentos, para que seja bem-sucedida, é adequada à identificação dos talentos na organização e um dos meios adotados para isso é a avaliação de desempenho por competência e resultados. Outra ferramenta bastante utilizada pelas empresas é o “recrutamento interno”, processo em que a empresa propõe a seus funcionários a oportunidade de movimentação entre áreas, processos e consequentemente, de crescimento profissional.
De maneira geral, é possível afirmar que, embora haja certa variedade de alternativas aplicáveis para retenção de talentos como: remuneração fixa, variável, benefícios e gestão de carreira, as empresas exigem confiança maior sobre a eficácia de algumas poucas alternativas para cada uma das