RH nas organizações
Realizar a seleção, treinar pessoas para trabalhar em uma determina organização e fazer com que essas pessoas formem uma verdadeira equipe e com que elas vistam a “camisa” para atingir os resultados esperados pela organização pode-se levar vários anos. Para uma boa continuidade da organização ela deve ter uma captação, seleção e treinamento de pessoal, tendo boas escolhas e colocando profissionais capacitados os resultados tanto no presente quanto no futuro poderão a vir ser positivo.
Antigamente o foco era voltado apenas para o produto e na forma de como era produzido, em trazer a tecnologia para se ter um produto de boa qualidade. Atualmente as empresas já conseguem entender a extrema importância do funcionário e o seu bem estar na organização, pois funcionários desmotivados não trazem lucros.
É necessário a administração de recursos humanos, porem não se deve esquecer que trata-se de pessoas, seres humanos que possuem sentimentos e querem ter qualidade de vida no trabalho.
Os colaboradores são de extrema importância para a sobrevivência da empresa, segundo IACOCCA lee, LACOMBE Francisco (RECURSOS HUMANOS PINCIPIOS E TENDENCIAS 2005. “Todas as operações de negócios podem ser resumidas em três fatores: Pessoas Produtos e Lucro. As pessoas vem em primeiro lugar. Se você não tiver uma boa equipe, não poderá fazer muito com o resto”.
A administração (gerencia) diz que as pessoas são o maior recurso que a organização possuem, porém não sabem desfrutar de todo potencial que elas tem a oferecer que podem colaborar com o crescimento da organização.
E isso ocorre quando a administração de pessoal não reconhecem cada potencial e muitas vezes veem os colaboradores como custos e problemas.
Compreendendo que além de entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, o recursos humanos abrange conhecer as necessidades e expectativas das pessoas no sentido de crescimento e desenvolvimento profissional.