Rh meio ambiente
CONSIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO COM ÊNFASE NA INFÂNCIA
É importante conceituar o termo lixo, tendo em consideração duas visões: a primeira, referente a classe social e a cultual populacional; na segunda, refere-se ao meio ambiente.
Sob o primeiro enfoque, o lixo é um conjunto de resíduos de materiais sólidos, líquidos e/ou pastosos, impróprios para uso. Sob o aspecto ambiental é preciso estabelecer o fato de que o lixo é parte de uma idéia maior, saneamento.
Para NBR (associação brasileira de normas técnicas) e conselho nacional do meio ambiente (COMANA) consideram-se lixo quaisquer resíduos, nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, domestica, hospitalar, comercial, agrícola.
Importante ressaltar que o Brasil, principalmente por ser um pais em desenvolvimento, leva vantagem em relação a países como Franca, Inglaterra e estados unidos, já com parques industriais desenvolvidos e grandes problemas em relação ao lixo produzido. Nosso lixo, “apesar de ser mais rico em matéria orgânica, é praticamente isento de substancias tóxicas e industriais”o que exige menos cuidados com o tratamento.
A poluição e decorrência do processo, mas principalmente da ausência de consciência da população sobre as conseqüências dos atos do próprio ser humano. Para os mais atentos, a solução para a questão depende de um processo de educação mais eficaz, no qual a utilização de problemas do cotidiano faça com que o ser humano perceba, diretamente, os efeitos de sua conscientização.
O lixo é, sobretudo, um fato que tem imediatas relações com a cultura de um povo. Quanto mais civilizada uma sociedade, mais limpas suas avenidas e praças deve e maior o nível de qualidade de vida urbana.
Tendo em vista a educação ambiental, que é conhecida por desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente, podendo