RH: Criatividade e Organizacão
Criatividade significa a aplicação da engenhosidade e imaginação para proporcionar uma nova idéia, uma diferente abordagem ou uma nova solução para um problema. Ela é essencial às organizações que enfrentam demandas de um ambiente instável e mutável. Em situações complexas e mutáveis de trabalho, os gerentes precisam utilizar todas as vantagens da participação, envolvimento e empoderamento (empowerment) das pessoas para estimular a criatividade individual e grupal. A habilidade de encorajar a criatividade e tolerar erros parece ser hoje em dia uma das mais importantes responsabilidades gerenciais. Porque quem erra pode acertar mais rapidamente. A criatividade é a base para a mudança construtiva e o seu aspecto mais importante se chama inovação.
A inovação requer criatividade. Inovação é o processo de criar novas idéias e colocá-las em prática. É o ato de convergir novas idéias para aplicações concretas na situação. Nas organizações, essas aplicações concretas podem ocorrer sob duas formas: inovação de processos, com a criação de novas maneiras de fazer as coisas; e inovação de produtos, que resulta na criação de produtos ou serviços novos ou melhorados.
Criando uma estrutura de criatividade na organização 1.Implante e incentive um programa de sugestões na organização
2.Desenvolva grupos de geração de idéias (brainstorming)
3.Crie oficinas de criação ou de gerenciamento de conceitos
4.Crie centros de criatividade na organização
5.Desenvolva círculos de qualidade e criatividade
6.Elabore programas de treinamento em criatividade
7.Implante um programa de melhoria contínua e incremento da inovação
8.Faça pesquisa e desenvolvimento de idéias com as pessoas
9.Crie sessões criativas regulares
10. Desenvolva pessoas que atuem como facilitadores da criatividade
Anúncio para Analista de Inovação
O Processo
Inovador
1 . Criação de idéias. Proporciona novas formas de conhecimento através de descobertas, extensões de conhecimentos atuais ou