RGPS
Responder as questões a seguir observando os detalhes de cada caso e as respectivas variações encontradas nas normas gerais de aposentadoria aplicáveis a cada caso.
Exercício nº 01
José Jardineiro, um prestador de serviços autônomos bem sucedido, atualmente com 40 anos de idade está querendo se filiar ao Regime Geral de previdência Social (RGPS). A sua renda atualmente é de R$ 2600,00 que é recebida por meio da prestação de serviços a empresas da região.
Um dos seus contratantes sugeriu a ele que se filie ao RGPS tendo em vista as vantagens que o sistema oferece. Neste sentido ele procurou os alunos da disciplina de Contabilidade atuarial para saber se ele pode de fato se filiar ao RGPS e quais as vantagens de estar filiado
Ele quer saber quais as condições deve atender/possuir para poder se filiar; com quantos anos ele poderá se aposentar; qual o valor do benefício; por quanto tempo ele terá que contribuir para o RGPS; qual será o valor de sua contribuição; a quais benefícios ele tem direito, por quanto tempo ele pode ficar sem contribuir e ainda assim fazer jus aos benefícios e se o sistema é seguro em termos de quebra ou falência.
Exercício nº 02
Pedro Velho um professor universitário de 35 anos contribui para o RGPS desde os 18 anos com salário médio de R$ 3.200,00. Tendo em vista a crise da meia idade ele quer saber se vale a pena continuar filiado ao RGPS, pois ouviu falar que esse modelo de previdência constantemente apresenta déficit orçamentário.
Neste sentido ele procurou os alunos da disciplina de Contabilidade atuarial para saber quais os direitos ele tem e em que condições ele se aposentará, tendo em vista que não prevê aumentos no seu salário médio de contribuição.
Ele quer saber por quanto tempo ainda deve continuar a contribuir para o RGPS; se ele pode se aposentar antes de completar 35 anos de contribuição; qual o valor do benefício a que ele terá