rfrsa

1072 palavras 5 páginas
SENTIMENTO DO MUNDO DRUMMOND

Os mortos de sobrecasaca

Havia a um canto da sala um álbum de fotografias intoleráveis, alto de muitos metros e velho de infinitos minutos, em que todos se debruçavam na alegria de zombar dos mortos de sobrecasaca.

Um verme principiou a roer as sobrecasacas indiferentes e roeu as páginas, as dedicatórias e mesmo a poeira dos retratos.
Só não roeu o imortal soluço de vida que rebentava que rebentava daquelas páginas.

1) Interpretação
a) Título
A palavra sobrecasaca se destaca. Ela é uma peça de roupa masculina que não se usa mais, que consistia em um casaco que se abotoava até a cintura e com abas que rodeavam o corpo. Além disso a palavra remonta ao ano de 1844, quase 100 anos antes do poema ser escrito.Existem outros significados para a palavra como por exemplo: atingia a altura dos joelhos e, convencionalmente, imprimia certa dignidade a quem o trazia. A palavra também remete a Dom Casmurro, de Machado de Assis: Estava de pé, sobrecasaca abotoada, a mão esquerda no dorso de uma cadeira. Portanto, a peça de vestuário já havia entrado em desuso quando o poema foi escrito, dando-nos a ideia de aqueles mortos faziam parte de um passado realmente distante. Podemos deduzir também que pertenciam a uma classe social mais rica, não só pelos ares de nobreza que a sobrecasaca demonstrava, mas ainda pelo fato de que não era apenas um retrato, mas sim uma coleção deles.

b) A cada dois versos

“Havia a um canto da sala um álbum de fotografias intoleráveis,
Alto de muitos metros e velho de infinitos minutos,”

Ao iniciarmos a leitura do poema, podemos observar nos primeiros versos um adjetivo incomum, “fotografias intoleráveis”, que simboliza a memória e os momentos em que nos esquecemos do que havia de ser lembrado ou recordamos o que não deveria ser lembrado. O segundo verso, “Alto de muitos metros e velho de

Relacionados