RFID Redes Sem Fio
CONCEITO
A tecnologia de identificação por radiofrequência RFID (Radio Frequency Identification) é a mais nova tecnologia que, de forma acelerada, está sendo introduzida nas principais bibliotecas do mundo para a gestão eletrônica do acervo e implementação de serviços de auto-atendimento, entre outros serviços.
A RFID é um termo genérico utilizado para um conjunto de tecnologias que usa radiofreqüência e micro-chip na comunicação de dados, permitindo identificar alguma coisa. É, portanto, uma tecnologia que pode substituir a tecnologia de identificação por código de barras.
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DA TECNOLOGIA RFID
A tecnologia RFID utiliza etiquetas que contém um micro-chip (o transponder) e uma antena; o micro-chip guarda os dados do item a ser identificado, permitindo que, uma vez fixadas a um objeto, possam ser ativados ao passarem por um campo de ativação eletromagnético enviando seus dados para um leitor RFID.Um dos princípios de funcionamento da tecnologia RFID é a radiação eletromagnética. Define-se a radiação eletromagnética como sendo ondas de energia elétrica e magnética que são irradiadas juntas através do espaço e, entende-se por radiação, a propagação de energia através do espaço na forma de ondas ou de partículas. (National Research Council, 2004; Young e Freedman, 2004 ). Quando a radiação eletromagnética atravessa um condutor elétrico induz uma corrente elétrica no condutor, sendo este efeito utilizado pelas antenas das etiquetas RFID de forma a fornecer energia ao micro-chip para ser ativada e realizar as operações de leitura/escrita e transmissão das informações para a antena detectora. A energia eletromagnética pode propagar-se no vácuo sendo caracterizada por seu comprimento de onda e sua freqüência. O comprimento de onda é a distância coberta por um ciclo completo de onda e, a freqüência, é o número de ondas eletromagnéticas passando por um determinado ponto em