RFId - Identificador por Radio Frequência
E SUA UTILIZAÇÃO NO MARCADO
Tiago Assunção Silva1
Pedro Julio Rizzoli2
Romário de Jesus Margon3
Resumo
Este artigo apresenta um estudo da tecnologia de Identificação por Radiofreqüência (Radio Frequency Identification - RFID) e sua utilização no marcado. A intenção do mercado de modo geral é automatizar os processos e proporcionar maior eficiência e confiabilidade na identificação de objetos, animais e pessoas, proporcionando mais rapidez à tarefa e diminuindo consideravelmente a ocorrência de erros humanos em relação ao controle manual. O RFID é uma tecnologia ainda em processo de evolução e adaptação, por isso esse artigo tem o objetivo de demonstra a sua praticidade, seu baixo custo de aquisição e suas vantagens e desvantagens en relação a outras tecnologias de identificação.
1. Introdução
O RFID é um sistema de identificação de objetos por meio de radio frequência, utilizado na construção de etiquetas eletrônicas. São estas etiquetas que permitem o controle de produtos em lojas, por exemplo, quando se tentar sair da loja sem pagar e um alarme é acionado.
Mesmo a tecnologia RFID não sendo uma verdadeira novidade pois é datada da Segunda Guerra como sera mostrado no artigo, apenas aparti de 2003 ela tem se popularizado, tido avansos significativos com o desenvolvimento da eletrônica e a reduçãodos seus custos graças a criação de protocolos.
No segundo capítulo haverá uma apresentação do RFID e um pouco de sua historia. No terceiro capítulo será abordado seu funcionamento, suas características, categorias e sistemas de frequências em que opera. No quarto capitulo abordaremos um pouco da segurança do RFID. No quinto capítulo serão destacadas as principais vantagens e desvantagens do uso do RFID. No sexto capítulo serão apontadas as áreas em que o RFID pode atuar. O sétimo capítulo fará uma análise conclusiva a respeito da tecnologia RFID.
Esse artigo utilizou como meio de pesquisa bibliotecas virtuais de faculdades e universidades como