RFC, RNP e CGI
O CGI (Comitê Gestor de Internet no Brasil) foi fundado em 31/05/1995 e é o órgão responsável pela integração de todas as iniciativas do serviço de internet do país. Entre suas atribuições estão o controle de registros dos domínios .br, a atribuição de blocos de endereços IP, a coleta de dados para geração de dados estatísticos, estabelecimento de diretrizes estratégicas relativas ao desenvolvimento da internet, entre outras.
O órgão possui representantes de vários ministérios do governo como Ciência e Tecnologia, Comunicações, Casa Civil, Defesa, Desenvolvimento, Planejamento, Agência Nacional de Telecomunicações e também representantes de provedores de acesso à internet, provedores de infra-estrutura, etc.
RNP
A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) é uma organização ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, com subdivisões estaduais, responsável pela rede acadêmica do Brasil através de um backbone que atravessa o país.
O RNP administra a rede IPÊ (mostrada abaixo), fundada em 2005, que é a infraestrutura de rede Internet voltada para ensino e pesquisa. Nesta rede, estão conectadas as principais universidades do país além de institutos de pesquisa, provendo um canal rápido de comunicação entre essas entidades. Essa rede também se liga com redes acadêmicas internacionais, como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa).
Fonte: RNP.br
Atualmente a Rede IPÊ possui capacidade de transmissão de 233,2 Gpbs para a maioria dos pontos de acesso do país, capacidade essa que foi resultado de um acordo com a empresa de telecomunicações OI para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de interesse comum.
MODENS TELEFÔNICOS
Os modems telefônicos são dispositivos eletrônicos que fazem a conversão entre sinais analógicos e digitais. Eles conectam os computadores (máquinas digitais) com as linhas telefônicas (linhas analógicas) e utilizam a mesma faixa de freqüência da voz para se comunicar com os servidores