Revolção Industrial
Etapa-01:
Antes de mencionar alguns assuntos sobre o filme Tempos Modernos é preciso voltar um pouco na historia , em especial na Revolução Industrial que foi um divisor de águas na historia onde a mão de obra foi substituída por maquinários influenciando em alguns aspectos da vida cotidiana da sociedade, onde a mão de obra artesanal foi trocada pela mão de obra assalariada e por maquinas. Dessa forma poucas pessoas eram contempladas com salários e as que tinham salário eram exploradas sendo obrigadas a trabalhar ate quinze horas por dia, em troca de um salário baixo.
Mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentar suas famílias. Diante disso alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho e procuraram reinvidicar seus direitos, alguns quebraram maquinas e outros foram às ruas para manifestar a favor de seus direitos.
O filme Tempos Modernos relata o que foi a Revolução Industrial naquela época e como a sociedade foi atingida em todos os seus aspectos em especial , o social, em que a vida moderna impõe dentre eles destacam-se: A correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome e a miséria.
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
Na década de 30, houve uma crescente migração de pessoas que deixavam suas comunidades no campo em busca de emprego nas novas industrias que se plantavam nas grandes cidades caracterizando assim o êxodo rural.
A desestruturação da agricultura crescia nas industrias, fazendo com que a economia brasileira passasse de agrário exportadora para industrial, havendo construção de algumas industrias e conseqüentemente exigindo mão de obra e investimento de infra-estrutura como: Aberturas de estradas, suprimento de energia.
Segundo Iamamoto(1998), o Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo movimento social que é a Igreja Católica, ela desenvolve com objetivo de recristianisar a