revoluções inglesas
Monarquia absolutista
Jaime I- autoritário, acreditava na monarquia do poder divino, perseguia católicos e puritanos, fechou o parlamento. Governou o país com mãos de fero.
Carlos I- filho de Jaime, se mostrou até mais autoritário, por razões econômicas teve que re-convocar o parlamento. Quando não conseguiu o que desejava, fechou o parlamento, seguindo os passos do pai. Isso provocou uma guerra civil.
Guerra civil De um lado os cavaleiros- adeptos do reis. Eram eles a aristocracia fundiária, católicos, anglicanos- estavam interessados na manutenção do antigo regime
Cabeças redondas-burguesia em ascenção, radicais- levers e diggers, nobreza liberal. Seu comandante era oliver cronwell, fez uma revolução militar. Em 1625, os cabeças redondas ganharam a batalha.
Carlos I em 1648, foi derrotado e entregue ao parlamento para ser julgado, condenado a morte ele foi executado em Londres.
Oliver cronwell instaurou a Repiblica purita em 1648, fechou o parlamento em 1953, com o apoio da burguesia e da nobreza, governou a Inglaterra com mãos de ferro. Isso foi bom para a economia da Inglaterra. Instaurou um regime de grande integridade moral, fechou prostibulos, brigas de galo e proibiu a bebedeira.
O filho de Oliver, Ricardo, assumiu o trono, mas ele não era como o pai, e foi logo desligado do governo.
A família stuart volta a assumir o trono, com Calos II, que teve que reconvocar o parlamento. Com a morte de Carlos, Jaime II assumiu, era católico e tinha ideias absolutistas. A nobreza liberal e a burguesia com medo da radicalização tiraram ele do poder e colocaram seu genro: Guilherme de Orange para governar.
Se da inicio a Revolução Gloriosa
Gloriosa porque não houve derramamento de sangue, Guilherme de Orange teve que assinar o bill of rights, onde o poder passa pra burguesia, que controlava o parlamento, Tambem é assinado um documento para q houvesse respeito respeito entre as religioes