Revolução e transformação social
Um Sistema Operacional é responsável pelo controle do funcionamento do computador, é ele quem inicializa o hardware do computador, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, fornece e gerência, escalonamento e interação de tarefas, mantém a integridade de sistema, entre outras tarefas.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários.
SOFTWARE LIVRE E SOFTWARE PROPRIETÁRIO
O Software Livre (SL) é todo software que oferece ao seu usuário a liberdade de utilizá-lo para seu proveito, executando os programas para quaisquer propósitos, copiando, distribuindo, estudando seu funcionamento.
Porém, seu uso demanda instalação, configuração e outros serviços que podem significar custos (RAYMOND, 1999). Mesmo assim conserva um teor não mercantilista face ao acesso gratuito e por ser um “bem coletivo”, o que facilita seu aceite por comunidades e movimentos sociais alinhados a alternativas tecnológicas afastadas de modelos de globalização (SCHOONMAKER, 2007).
Exemplos de Softwares Livres:
Sistema Operacional Linux
Linguagens Java e PHP
Banco de dados MySQL
Os programas de escritório Open Office ou BrOffice (versão brasileira)
Entre outros.
Já o software proprietário (SP) tem seu uso atrelado ao pagamento de licença. É um programa de computador que possui o seu código fonte fechado, onde somente um indivíduo ou um grupo especializado da empresa fabricante tem o controle sobre seu código e consequentemente sobre suas funções, melhoramentos e correções.
Exemplos de Softwares Pagos:
O sistema operacional Windows
O pacote de escritório Office (Word, Excel, Power Point)
O famoso programa de tratamento de imagens Photoshop
Os programas para web Dreamweaver, Flash e Fireworks
O editor vetorial Corel Draw
Entre outros.
Usar Software Livre e Software Pago é uma decisão de cada empresa ou indivíduo. Preço, licença, modelo de negócios, suporte e aplicabilidade são alguns